Palavra de marceneiro

19

À frente do Oficina de Casa, canal do YouTube dedicado à marcenaria, Marcelo Aguilera vem se tornando cada vez mais popular, tanto entre os profissionais da área quanto entre pessoas que gostam de atividades do tipo “faça você mesmo”. Cada vídeo tem milhares de visualizações e um dos motivos está justamente na paixão de Marcelo pela marcenaria. Ele conversou com o Marcenaria D e contou um pouco mais sobre sua história com essa atividade tão gratificante.

Marcenaria D – Como foi o processo de decisão de se tornar marceneiro?
Marcelo Aguilera – 
A marcenaria esteve presente em toda a minha vida, pois gosto de realizar projetos próprios e sou um bom observador. Atuei durante 30 anos na área de arquitetura, o que me proporcionou um volume de informação e conhecimento bastante grande a respeito da marcenaria e, como sempre gostei de fazer eu mesmo, o caminho foi muito natural.

Marcenaria D – Você se lembra de alguma história que marcou sua carreira de uma maneira positiva?
Marcelo Aguilera – 
Lembro-me do meu interesse por madeira na adolescência. Eu fazia portões, deques e casinhas de cachorro para meus vizinhos. Na época, eu já tinha um raciocínio bem apurado para realizar projetos em madeira. Pouquíssimas vezes deu errado (risos)!

Marcelo na marcenaria-estúdio do canal Oficina de Casa

Marcelo na marcenaria-estúdio do canal Oficina de Casa

Marcenaria D – Qual o sentimento de entregar um bom trabalho e ver a satisfação dos seus clientes?
Marcelo Aguilera – 
O sentimento é de realização, dever cumprido. Na realidade, este sentimento se encaixa em qualquer abordagem de nossas vidas, quando algo é bem feito. Quando criamos o canal Oficina de Casa, nossa proposta foi justamente dar condições para que as pessoas realizassem suas ideias e projetos de forma simples e fácil, e ter o prazer de dizer “fui eu que fiz”.

Marcenaria D – Você tem algum conselho para quem está iniciando a carreira ou tem interesse na área?
Marcelo Aguilera – 
Na realidade, tenho alguns conselhos: seja observador, estude, navegue na internet, preste atenção em como as coisas são feitas e construídas, “passeie” por diferentes áreas, como arquitetura, arte, desenho, design, moda, gastronomia, enfim, qualquer fonte que possa servir de inspiração e estimular sua criatividade.

Marcenaria D – O que significa ser marceneiro para você?
Marcelo Aguilera – 
Significa criar e realizar. Realizar sonhos, resolver problemas e atender necessidades.


Assista ao último vídeo do Oficina de Casa clicando abaixo.