Inspiração: cozinhas

16

Cores sóbrias e escuras são uma tendência para cozinhas (ambiente de Izabela Kassar / Casa Cor Mato Grosso do Sul). No portfólio de MaDeFibra BP da Duratex, você encontra a gama de tons desta foto, traduzida nos padrões Gianduia e Preto, ambos da linha Cristallo

Entre os móveis mais produzidos na marcenaria estão os de cozinha. Mas estes projetos, que até recentemente contemplavam quase que unicamente as dimensões do ambiente e dos eletrodomésticos, agora também devem estar em sintonia com o estilo de vida do cliente, o uso que ele faz da cozinha e a integração com o restante da casa.

A forma de viver e morar mudou muito nos últimos anos e é fundamental que o mobiliário acompanhe essas mudanças. Veja aqui as principais tendências quando o assunto é cozinha.

  1. A cozinha compacta

Os apartamentos estão menores – hoje, a maior parte dos lançamentos residenciais tem menos de 69 m2. As cozinhas diminuíram proporcionalmente, e quase todas são do tipo americana ou corredor. É preciso aproveitar cada espaço e, principalmente, incorporar ao projeto mesas ou balcões integrados, que separem a cozinha da sala.

8

Um balcão é o melhor recurso para integrar sala e cozinha, proporcionando economia de espaço e oferecendo praticidade (imagens site Decorfacil). As cores dos móveis destes ambientes também estão no portfólio de MaDeFibra BP da Duratex, que tem um padrão amarelo, o Citrino Cristallo, várias opções em Brancos, além de uma grande gama de madeirados claros

10

Esta mesa extensível também é uma boa ideia para pequenos espaços, e o uso da madeira com o preto cria um ambiente contemporâneo (imagens site Casa Abril, arquiteta Debora Roig). Para trabalhar com essas cores, você pode combinar o Preto Cristallo às muitas opções em madeirados bem naturais do portfólio de MaDeFibra BP da Duratex

  1. A cozinha funcional

Pequena ou grande, todas as cozinhas precisam de funcionalidade. E os móveis podem oferecer isso na forma de nichos adequados a cada utensílio, gavetas com novas utilidades e armários com acessórios inteligentes. Esses são diferenciais que agregam valor ao projeto. Você verá o brilho nos olhos de sua cliente quando apresentá-los!

11

As gavetas agora têm mil e uma utilidades, e podem guardar utensílios, louças e mantimentos (imagem esq. site Casa Abril, foto Marco Antonio / dir. site Organização & Arte)

17

Quer esconder os utensílios da cozinha ou deixá-los à mostra? Existem boas soluções de marcenaria para atender a todos os gostos (imagem esq. site Casa Abril, arquitetas Claudia Costa e Bianca Notari, foto Luis Gomes / dir. gavetas em MaDeFibra BP no padrão Acqua Cristallo, da Duratex)

  1. A cozinha gourmet

Hoje, muitas cozinhas têm um importante papel na vida das pessoas. Cozinhar e receber os amigos são atividades que contam com um número cada vez maior de adeptos. Se seu cliente está entre eles, proponha um balcão mais confortável ou um espaço para deixar à mostra os utensílios preferidos do chef de cozinha.

12

Para quem gosta de cozinhar, uma bancada ampla é fundamental. Na foto, ambiente com os padrões Rust e Savona, ambos da linha Essencial, em MaDeFibra BP Duratex

13

Também é importante ter um espaço de convivência integrado à cozinha, seja ela ampla ou compacta. À esq., padrões Ibiza Design e Rovere Marsala Essencial Wood, e, à dir., padrão Branco Diamante Essencial

  1. A cozinha colorida

O branco continua sendo uma unanimidade na cozinha, mas a cor conquistou seu espaço e até mesmo os eletrodomésticos ganharam versões coloridas. Por isso, ofereça opções diferenciadas – combinar um madeirado e cores lisas, por exemplo, sempre dá certo. Tons ousados, como preto, amarelo ou vermelho, também estão em alta e podem conquistar seu cliente.

18

As cores vibrantes e superfícies em alto brilho são sucesso nas cozinhas. À esq., o Citrino e o Preto, e, à dir., o Acqua e o Preto, todos padrões da Cristallo, a única linha em MDF BP do mercado com acabamento alto brilho

15

O preto é a nova sensação para cozinhas, principalmente em combinação com madeira, cores fortes e também o branco (Imagem esq. Pinterest / dir. site Archdaily, Stuchi & Leite Projetos, foto Luis Gomes). A Duratex oferece o padrão Preto em diversos acabamentos no seu portfólio em MaDeFibra BP: alto brilho (linha Cristallo), toque de tecido (linha Trama), com brilho nos poros (linha Duna) e também na versão lisa (linha Original)