Acabamento: fita de borda

As fitas de borda já foram encaradas apenas como uma solução de revestimento para o topo dos painéis. Mas isso não é mais assim.

Post---Cross---Coleção-Brancos---Fita-de-borda

Com a evolução do design dos móveis e a busca pela diferenciação, as opções de fitas de borda vêm se multiplicando, abrindo novas perspectivas e transformando este item de acabamento em um acessório importante para o mobiliário.

Isso também pode ser explicado pelo fato de que as bordas estão mais visíveis, uma vez que os móveis com tampos e prateleiras mais largas são tendência.

E se há mais espaço para usar a criatividade nas bordas, fique tranquilo: os fabricantes não deixam você na mão. “Atualmente temos mais de 30 tipos de texturas e mais de 10 tipos de vernizes”, conta Camila Bartalena, gerente de Marketing da Rehau, fabricante de fitas de borda que oferece grande variedade de opções.

12

Também há novidades nas espessuras. “A fita mais usada é a de PVC 0,40 mm, mas existe uma tendência de crescimento na espessura de 1 mm”, diz Alvino Lara, gerente Comercial Logística da Proadec Brasil. Fitas com maior espessura são mais duráveis e resistentes a impactos, além de proporcionar uma aparência mais nobre ao móvel.

Com a variedade disponível atualmente, você pode inovar. As opções de fitas incluem aquelas com efeito metálico real e em 3D, aparência de vidro e até com iluminação traseira. Você também pode investir em combinações com o padrão do móvel. Confira algumas.

1. Superfícies brancas com fitas de borda em cores fortes:

3

O tradicional móvel branco fica totalmente diferente com o uso de uma fita de borda colorida

2. Superfícies madeiradas com fitas de borda metálicas:

7

Fitas de borda da Proadec: à esq., ProFoil Silver e, à dir., ProFoil Gold

3. Superfícies lisas com fitas estampadas em cores harmônicas:

9

Fita de borda da Rehau, linha Raukantex Inspiration

Lembre-se de que, além de todas essas combinações, o uso das fitas de borda na mesma cor dos painéis é sempre uma solução clássica. No mercado, você encontra fitas para todos os padrões em MaDeFibra BP da Duratex.