Para um pequeno espaço, uma grande solução

Em apartamentos cada vez menores, a marcenaria tem papel estratégico

Na mesma proporção em que diminui a metragem dos apartamentos residenciais, aumenta o desafio enfrentado por arquitetos, decoradores e também os próprios moradores para criar ambientes funcionais, inteligentes e bonitos.

Mas as soluções de marcenaria podem ajudar muito nesta equação. Um exemplo disso é este projeto, dos arquitetos Bianca Moreno e Matheus Brazileiro, de Salvador, para um espaço multiuso em um living de 18 m2, que engloba estar, home teather e home office. Confira os segredos deste mobiliário sob medida e use-os você também em seus projetos para pequenos ambientes.

Escolha do painel de madeira

01-apartamento-de-43-m2-tem-sala-multiuso-que-e-home-theater-e-home-office

Em todo o mobiliário e nas paredes foi usado o painel MaDeFibra BP Noce Amêndoa da linha Essencial, da Duratex, que tem acabamento acetinado

Para os móveis e o revestimento das paredes – uma forte tendência atual – foi usado um painel com um padrão madeirado claro e suave, que contribuiu para proporcionar uma sensação de amplitude, ao mesmo tempo em que tornou o ambiente mais aconchegante. O uso contínuo do padrão em madeira também promoveu a uniformidade visual, importante em cômodos pequenos.

Porta integrada

1

Quando fechada, a porta de correr dá continuidade ao home theater; quando aberta, revela a área da cozinha

A porta de correr que separa a sala da cozinha foi integrada ao projeto, e funciona como uma extensão do painel da TV. O recurso é elegante e ótimo para pequenos ambientes, pois alia praticidade à economia de espaço. O moderno puxador de linhas retas é outro detalhe que faz diferença quando o objetivo é ter um ambiente com visual clean.

Armários estreitos

03-apartamento-de-43-m2-tem-sala-multiuso-que-e-home-theater-e-home-office

A parede dedicada ao home office, também revestida com o painel MaDeFibra BP  Noce Amêndoa, reúne prateleiras, bancada de trabalho e armários

Em um apartamento pequeno, os móveis e principalmente os armários precisam ser bem planejados para não atravancar os ambientes. Neste projeto, a solução foi reduzir a profundidade dos armários embutidos, que ficou em 35 cm, e não usar puxadores. Além disso, a escrivaninha embutida disfarça a presença do armário que fica ao lado dela.

04-apartamento-de-43-m2-tem-sala-multiuso-que-e-home-theater-e-home-office

Lembre-se destas dicas quando for produzir móveis para pequenos ambientes e surpreenda seus clientes com soluções inteligentes. Eles vão adorar!

Fonte: Casa Claudia / Fotos: Marcelo Negromonte