O MaDeFibra Fire em uma grande obra

O painel de MDF da Duratex que oferece segurança em caso de incêndio está sendo usado no Shopping Aurora, em Londrina

d99347ab-dbc3-447a-915a-7f6c2f3959a8

Fachada do novo centro comercial, em fase final de construção (Imagem: site Aurora Shopping)

Na paranaense Londrina – a maior cidade do interior da Região Sul, com elevado PIB e qualidade de vida – será inaugurado o Aurora Shopping, empreendimento comercial de alto padrão, com projeto arquitetônico sofisticado, 61 mil m2 de área construída, mais de 160 lojas, praça de alimentação para 750 pessoas e um centro de convenções e eventos.

bc88d845-1115-4dff-80df-42868f2e7b58

Perspectiva artística do vão central (Imagem: site Aurora Shopping)

Para a obra, a construtora Galmo seguiu todas as normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros, trabalhando com produtos classificados como II-A, com laudos que atendem às novas regulamentações do setor da construção civil. Entre os produtos utilizados está o MaDeFibra Fire, primeiro painel de MDF do mercado brasileiro com tecnologia que evita e retarda a propagação de chamas, produzido pela Duratex.

7cc4d6f5-4552-4d4b-9447-431ac8292732

Perspectiva artística do ambiente interno (Imagem: site Aurora Shopping)

“Já buscávamos esse material há muito tempo, pois queríamos usar o MDF em obras, mas havia a questão da segurança. Agora, temos este novo produto, que veio suprir uma deficiência que havia dentro da gama de painéis de MDF”, afirma o engenheiro Eduardo Augusto Giavarina Alves, responsável na Galmo pelas obras do Aurora Shopping.

Painel MaDeFibra Fire

Painel MaDeFibra Fire: o tingimento vermelho indica a resistência a chamas

Atendendo à exigência da construtora, a ML Brandrão, uma das marcenarias de Londrina contratadas para trabalhar nas obras, adquiriu o MaDeFibra Fire para uso em um pergolado da praça de alimentação e em outra loja do shopping. Márcio de Lima Brandão, proprietário da marcenaria, nunca tinha trabalhado com este tipo de MDF, mas está satisfeito com o desempenho do painel.

3fe33876-ac06-449d-8c85-79451279cd03

Perspectiva artística da praça de alimentação (Imagem: site Aurora Shopping)

“Estamos ‘chapando’ uma placa em outra para obter uma espessura de 3,6 cm e revestindo o material com uma lâmina de Freijó, e a aderência é muito boa. O painel é como os outros, apenas mais duro e pesado que o MDF normal”, afirma Brandão. Ele acredita que o MaDeFibra Fire será cada vez mais popular daqui para frente: “Sabendo que é uma exigência e que é mais fácil aprovar uma obra com este material, não poderemos deixar de incluí-lo em nossos orçamentos a partir de agora”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O engenheiro Alves reforça este posicionamento: “Nós só estamos adquirindo produtos com laudo”. E ele complementa ressaltando porque é tão importante usar um painel que tenha baixa propagação de chamas e emissão de fumaça, como o MaDeFibra Fire: “Veja, o intuito não é que o produto não pegue fogo, mas que dê tempo para que as pessoas possam sair do local em segurança caso aconteça algum problema”.


O MaDeFibra Fire está disponível nas espessuras 9, 12 e 18 mm, em chapas de 1.840 x 2.750 mm, na versão cru e, sob consulta, com revestimento.

Quer saber mais sobre este produto exclusivo da Duratex? Então confira uma matéria que publicamos sobre o produto clicando aqui. Você também pode ter acesso à Ficha Técnica deste painel aqui.