Por dentro da maior fábrica de painéis de madeira do Hemisfério Sul

Vale a pena conhecer esta unidade da Duratex, que é uma das mais modernas fábricas do setor em todo o mundo

duratex-agudos-8233-15

Às margens da Rodovia Marechal Rondon, em Agudos, cidade do interior paulista distante 330 km da capital, está a maior e mais moderna unidade produtiva da Duratex. Este grande complexo industrial possui as mais avançadas tecnologias mundiais para a produção de painéis de madeira, tanto de MDF sem revestimento quanto de MDF BP, além de fabricar o piso laminado Durafloor e seus acessórios de instalação.

duratex_agudos-8798-56

Equipamento denominado Virador, preenchido com os painéis recém-fabricados

Os números da fábrica são impressionantes. Com quase 700 funcionários, ocupa uma área total de 426 mil m2, o correspondente a cerca de 54 campos de futebol, com mais de um quarto do terreno de área construída.

duratex_agudos-8520-39

Visão de uma das linhas de produção, com os painéis finalizados ao fundo

Em Agudos, a excelência dos processos e a segurança dos trabalhadores são prioridades, tanto que a fábrica possui as certificações ISO 9001 e OSHAS 18.001. Outro ponto de destaque é a tecnologia – todos os processos são automatizados e controlados, o que resulta em uma produção otimizada e de altíssima qualidade, do início ao fim.

duratex_agudos-8767-54

Sala de controle da fábrica, com o estado da arte em tecnologia

A Duratex Agudos tem mais de 23 mil hectares de fazendas, onde cultiva os eucaliptos que são usados como matéria-prima de seus painéis – tudo com o maior respeito ao meio ambiente. Tanto que todos os painéis e pisos fabricados em Agudos têm o selo FSC (sigla em inglês para Conselho do Manejo Florestal, organização que desenvolve princípios que norteiam o manejo florestal economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente benéfico), além da unidade industrial possuir a certificação ISO 14001 graças ao abrangente sistema de gestão ambiental que mantém.

duratex_agudos-8603-42

Plantio das mudas selecionadas de eucalipto em Agudos

Nesta unidade, o respeito ao meio ambiente vai além do cultivo da matéria-prima e dos processos que a transformam em painéis de qualidade assegurada. Uma área de mais de 7 mil hectares é dedicada à conservação da vegetação nativa, onde, juntamente com universidades da região, a empresa faz levantamentos de fauna e flora.

Foto da estrada

Natureza em equilíbrio: áreas de conservação da vegetação nativa são mantidas nas fazendas florestais

Além disso, mais de 100 mil visitantes já foram recebidos na AVAP – Área de Vivência Ambiental de Agudos, que foi criada pela Duratex em 1997 para divulgar as características e os benefícios da produção sustentada de madeira.

duratex-agudos-8194-12

Estudantes estão entre os visitantes regulares da AVAP de Agudos, que compartilha conhecimento com a comunidade

A fábrica também recebe profissionais para treinamentos técnicos e comerciais, incluindo vendedores de painéis e pisos, especificadores, arquitetos, designers, marceneiros e instaladores de piso laminado, vindos de várias regiões do Brasil. Além disso, a cada ano, cerca de 12 mil profissionais são atendidos pela área de Treinamento Técnico Comercial, em treinamentos ministrados em todo o país.

SAM_2818_Central de Treinamento - Auditório para 50 pessoas

Auditório da Central de Treinamento