A boa gestão do estoque contribui com a lucratividade

Ter um estoque sob medida pode ser um desafio, mas ele deve ser enfrentado por marcenarias que buscam melhorar sua saúde financeira

Carpenter standing with a chisel

Nem um grande volume de materiais estocados sem necessidade, o que significa dinheiro parado, nem falta de matéria-prima, o que pode gerar atrasos na produção e insatisfação entre os clientes. O dimensionamento correto dos estoques não é tarefa fácil, mas tem grande importância para uma marcenaria, que muitas vezes dispõe de pouco espaço de armazenamento e precisa de atenção para não perder rentabilidade.

Confira algumas dicas que podem ajudar a manter seu estoque na medida certa e sua competitividade em alta.

org

Separe os estoques por itens e tenha algum tipo de controle – por exemplo, uma planilha Excel – que seja mantido sempre atualizado, com todas as entradas e saídas. Também conscientize quem trabalha na marcenaria da importância de manter o estoque organizado e informar sobre a necessidade de reposição de materiais a tempo de comprá-los e recebê-los, evitando assim a falta de algum item durante a produção.

aten

Somente armazene chapas (MDF e MDP, por exemplo) que tenham giro rápido e priorize o estoque daquelas com os padrões mais utilizados na marcenaria. Evite estocar painéis que são oferecidos em pronta-entrega e não os armazene por mais de 30 dias, pois isso significa dinheiro parado. E esteja atento aos prazos de entrega, conservando a agilidade de sua produção.

esp

Evite compras de ocasião, mantendo no estoque apenas o que realmente irá usar. Descontos só devem ser aproveitados se você tiver certeza de que usará aquilo que está comprando no curto prazo. Além disso, adote todos os cuidados para armazenar corretamente os produtos, seguindo as recomendações dos fabricantes. Itens danificados dentro de seu próprio estoque são uma das piores coisas que pode acontecer.

ten

Lembre-se de que o estoque não compreende apenas a matéria-prima que você utiliza nos móveis. Itens de seu maquinário, como brocas e discos de corte, além de algumas ferramentas mais difíceis de adquirir, também precisam constar de seu estoque, de forma a evitar interrupções na produção. Eles devem entrar na sua planilha de controle e estar sempre organizados para facilitar a gestão de materiais.


Para mais dicas sobre o estoque de sua marcenaria, clique aqui.