Cozinha em alta

Novos hábitos vêm tornando a cozinha uma área de convivência importante dentro de casa e isso tem tudo a ver com a marcenaria

02-design-maragogi-final-pessoa

Padrão em MaDeFibra BP Maragogi, linha Design, com o padrão cimentício Mood, linha Essencial, em projeto de Patrícia Pasquini

Já viu o sucesso que programas como MasterChef vêm conquistando entre pessoas de todas as idades? Isso é só um exemplo da atual onda de valorização da gastronomia, que tem até mesmo levado muita gente a frequentar escolas de culinária – incluindo homens que nunca tinham pensado em pilotar um fogão.

cozinha_ibiza-mood-e-carvalho-hannover

Três padrões em MaDeFibra BP: o levíssimo Ibiza e o madeirado Carvalho Hanover, ambos da linha Design, e o Mood, linha Essencial

Essa tendência, aliada ao prazer de receber os amigos em casa, tornou a cozinha o centro das atenções. Afinal, o “chef” não quer ficar isolado, e sim fazer do preparo das refeições um momento de prazer, compartilhado com familiares e amigos.

A arquitetura e a marcenaria refletem isso. Cada vez mais a cozinha está integrada à sala, com balcões espaçosos para ficar perto de quem está cozinhando e ilhas centrais que facilitam o preparo das refeições e a circulação no ambiente.

_avs2098

Parede revestida em MaDeFibra BP Carvalho Malva, linha Design, projeto de Leo Shehtman para Casa Cor

Uma pesquisa recente da fabricante de móveis Ikea sobre os hábitos diários das pessoas dentro e ao redor de suas cozinhas revelou outro fato interessante: 89% dos entrevistados acham importante envolver os filhos em atividades relacionadas com comida. Com isso, a fabricante projetou linhas específicas para atender esse público – incluindo áreas que permitissem às crianças realizar suas tarefas da escola na própria cozinha.

mood-essencial-santorini-design

Balcão em MaDeFibra BP Santorini, linha Design, e revestimento em Mood, linha Essencial

Além de todas essas questões, o ambiente precisa priorizar o conforto e a praticidade. Por isso, móveis sob medida para cozinha devem ter como objetivo diminuir distâncias, aumentar a ergonomia e permitir uma organização inteligente no interior dos armários (veja layouts de cozinhas com base nessas premissas clicando aqui).

cross-riviera-final

Armários planejados em MaDeFibra BP Riviera, linha Cross

Na cozinha, organização também é fundamental para reduzir o desperdício de alimentos. Hoje, 25% de tudo o que compramos no supermercado acaba no lixo. Com espaços planejados e armários bem divididos, temos uma visão melhor dos mantimentos. Consequentemente, desperdiçamos menos e podemos comprar menos, garantindo uma economia na conta do supermercado. Vale a pena reforçar isso aos seus clientes quando estiver projetando uma cozinha sob medida.


Quer saber mais? Então confira outra matéria sobre tendências em projetos para cozinhas clicando aqui.