Tendências para escritórios

Os escritórios estão em transformação e isso ficou claro na feira Orgatec, que apresentou tendências mundiais, novas perspectivas e conceitos inspiradores para os ambientes de trabalho

escr3

Mesa de trabalho em MaDeFibra BP Carvalho Munique Design, da Duratex

No final de outubro, a Alemanha sediou a Orgatec, a maior feira mundial de móveis de escritórios, que mostrou as soluções criativas dos grandes fabricantes internacionais para os ambientes de trabalho, estejam eles em corporações, pequenos negócios, espaços públicos ou em casa.

Confira aqui tendências globais de acordo com o que foi visto na feira e uma tradução de ideias para a marcenaria comercial e de escritórios.

Foco no trabalho em equipe e na flexibilidade

Nas empresas, cada vez mais, os profissionais executam múltiplas tarefas e necessitam de flexibilidade, palavra-chave no novo ambiente de trabalho. Em um momento, estão trabalhando sozinhos e, logo em seguida, em equipe – que varia de tamanho e necessidades conforme cada projeto. Os ambientes devem favorecer a comunicação entre as pessoas.

Tradução para a marcenaria: O mobiliário também tem que ser flexível. Deve contemplar, por exemplo, mesas que se combinam com facilidade de diferentes formas, portas divisórias que ampliam ou isolam ambientes e peças multifuncionais, que podem estar em áreas de descanso que também são usadas para reuniões.

l-leg-artek

l-leg-collection-artek-colecao

A linha L-leg do fabricante finlandês Artek oferece dois formatos de mesa, retangular e em meia-lua, que permitem inúmeras composições

Conforto e saúde em alta

Soluções que valorizam o bem-estar das pessoas estão em alta e ergonomia é um componente que não pode faltar em nenhum ambiente de trabalho. Os móveis, assim como os ambientes, devem promover a saúde e o conforto tátil, visual, acústico e físico, e dar uma contribuição significativa para a qualidade de vida das pessoas.

Tradução para a marcenaria: Superfícies com proteção antibacteriana ganham ainda mais destaque neste cenário, assim como as texturas agradáveis ao toque. Além disso, a ergonomia deve ser levada a sério. Um exemplo simples de promovê-la é ajustar a altura da mesa em um escritório residencial para torná-la ideal a seu ocupante, permitindo que ele trabalhe sem se curvar.

Stand: AKABA, Halle 10.2

Divisórias como esta, apresentada na feira pela espanhola Akaba, oferecem conforto visual e ventilação

Ambientes de trabalho mais inteligentes

O que até recentemente parecia coisa de filme de ficção começa a se tornar realidade, graças a inovações: móveis com tecnologias incorporadas – como cadeiras com temperatura ajustável –; tecnologia de ponta em mídias para, por exemplo, videoconferências; superfícies inteligentes, caso das mesas que carregam os smartphones e tablets por proximidade; e outras novidades.

Tradução para a marcenaria: Incorporar tecnologia ao mobiliário parece algo complexo, mas recursos simples podem agradar os clientes, principalmente os jovens. Além de fiação sempre embutida e painéis deslizantes para esconder telas, uma ideia relativamente fácil de executar é a incorporação de conectores USB em gavetas, para carregar celulares.

Stand: Famo, Halle 6

As mesas de trabalho da fabricante Famo, de Portugal, oferecem conectores embutidos

Valorização da criatividade

Espaços de trabalho com móveis alegres e peças coloridas ou diferentes têm um efeito estimulante nas pessoas, criando ambientes mais leves e propícios à inovação e à criatividade. Estes espaços já são unanimidade em empresas de tecnologia, startups e nos negócios em que predominam profissionais jovens, da chamada geração millennials.

Tradução para a marcenaria: Móveis que combinam madeiras naturais a cores quentes ou mesclam branco com tons fortes são bem-vindos para compor espaços de trabalho mais convidativos e coloridos, agradáveis e descontraídos. O desenho dos móveis também pode fugir do tradicional e contemplar peças lúdicas, que estimulem o convívio e a integração das pessoas.

Creativity works, Boulevard Nord

Móvel lúdico apresentado na Orgatec

Stand: GUIALMI, Halle 8

Ambiente proposto pela portuguesa Guialmi na feira, combinando cores fortes para criar um ambiente descontraído


Fotos: Koelnmesse / Press