Organização na Marcenaria

A organização da marcenaria deve refletir um sistema de gestão da qualidade. Por isso o programa 5S é tão importante – ele é o primeiro passo para a implantação da qualidade total

Man measuring a wooden plank

Limpeza e organização na produção, agilidade na fabricação e ainda melhor controle do estoque e da produção. Que tal ter uma marcenaria assim? Se isso parece algo difícil de obter, você precisa conhecer o programa 5S. Nascida no Japão, na época do pós-guerra, esta metodologia popularizou-se em todo mundo, nos mais diversos setores e indústrias, por trazer resultados efetivos.

A sigla 5S veio das palavras japonesas Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. No Brasil, estes termos foram transformados em cinco sensos. Veja neste infográfico publicado pelo site Habitus Brasil o que significa cada um dos 5S.

A implantação de um sistema 5S é o primeiro passo para a gestão da qualidade em qualquer empresa. Isso porque organização é a base de tudo, e traz ganhos de produtividade e rentabilidade, além de mais facilidade e satisfação para o dia a dia dos trabalhadores. E sabe o melhor? Este não é um programa caro, muito ao contrário. Ele depende mais da motivação das pessoas do que de investimentos financeiros.

Também não é complicado fazer um curso para aprender mais sobre o 5S. O Sebrae tem um curso à distância sobre o assunto (veja aqui) e o Senai também oferece esta formação, dependendo da unidade. Então, anime-se, pois este pode ser um ótimo projeto para implementar na sua marcenaria em 2017.