Ambientes confortáveis

O que torna um ambiente confortável? Entre os muitos elementos que contribuem para isso, a marcenaria se destaca, oferecendo recursos para deixar qualquer espaço muito mais gostoso.

SV_C.C2014-Luiz-Sentinger-067-site

Ambiente de Luiz Sentinger revestido de MaDeFibra BP Rovere Marsala, da linha Cristallo Duratex (foto Sérgio Vergara)

Iluminação, objetos de decoração, plantas, tapetes… Há uma lista enorme de elementos que, bem combinados, contribuem para tornar um cômodo confortável. Mas os móveis, ponto central de qualquer ambiente, são determinantes para ficarmos bem acomodados.

Assim, a marcenaria é fundamental para criar um espaço agradável, daqueles que dá vontade de ficar. E aí entra a escolha do material, das cores, dos detalhes e muito mais. Veja alguns recursos que os marceneiros podem usar para fazer do conforto o destaque de um ambiente.

#1 Madeiras naturais

4

Estante de quarto em MaDeFibra BP Riviera, da linha Cross Duratex, que tem textura linheira profunda e marcante

5

Combinação que aquece qualquer ambiente: MaDeFibra BP Inhotim, da linha Essencial Wood, com o Borgonha, da linha Cristallo, em alto brilho, ambos da Duratex

Elas estão na moda e vão muito bem em todos os ambientes. E quanto mais naturalidade transmitem, mais agradáveis são aos olhos e no toque, enchendo de aconchego um ambiente. Para tornar um cômodo confortável, anote: basta usar uma madeira bem natural – já é meio caminho andado!

#2 Revestimento de paredes

5sala

Sala assinada por Luiz Sentinger, com paredes revestidas com MaDeFibra BP Carvalho Berlin, da linha Design Duratex, que tem como destaque a textura 100% sincronizada (foto Sérgio Vergara)

6quarto

No quarto, o revestimento de parede é sucesso garantido. Aqui, foi aplicado o MaDeFibra BP Paraty, da linha Essencial Duratex

Paredes revestidas transformam um ambiente, deixando-o muito mais acolhedor. É um recurso cada vez mais usado por arquitetos para “vestir” e sofisticar um espaço sem deixá-lo frio. Muito ao contrário! Ao entrar em uma sala com revestimento em madeira, a sensação de conforto é instantânea.

#3 Madeira com detalhes na cabeceira

4q

Odete Formentão criou esta cabeceira usando o MaDeFibra BP Trancoso, da linha Design Duratex

Não é só o revestimento de parede que faz sucesso na hora de aquecer um ambiente. Para quartos é possível ir além e aplicar a madeira com detalhes que podem ser, por exemplo, em metal. O efeito é o de uma cabeceira sofisticada e, principalmente, confortável, justamente no cômodo da casa em que este atributo é mais importante.

#4 Cores fortes combinadas com madeira

6cores

Até um closet pode ser confortável, e a combinação de cor com madeira contribui para isso. Na foto, o MaDeFibra BP Álamo com o Citrino, ambos da linha Cristallo Duratex

5cores

Outra cor que deixa um ambiente mais quentinho e aconchegante é o  MaDeFibra BP Trufa, que combina bem com qualquer padrão madeirado

Conforto visual também conta! Coloque amarelo, vermelho ou marrom quente junto com uma madeira escura e não tem como não sentir uma boa vibração, pois são tons que dão vida a um ambiente. Uma simples mudança de cor no mobiliário pode alterar totalmente um espaço, proporcionando uma sensação de conforto e acolhimento.


Lembre-se: para testar diferentes cores e padrões em um ambiente, e verificar se oferecem conforto visual, você conta com o simulador de ambientes Conceito Duratex. Ele está disponível na forma de app, para iOS ou Android, ou na versão web, que você acessa clicando aqui.