Dicas básicas para fechar mais negócios

Xô recessão! É hora de estar atento a cada detalhe para não perder nenhuma venda e colocar sua empresa na rota do crescimento

n7

Negócios, muitos negócios. É isso que todos os segmentos estão buscando depois de um período de vacas magras, que está dando sinais de que começa a chegar ao fim. Se você tem uma marcenaria, também deve estar com essa sensação de que precisa fechar mais negócios e voltar a contabilizar lucros.

Reunimos então algumas dicas básicas para você, mas que valem ser lembradas sempre, pois são a base para o sucesso e o crescimento de uma empresa.

Entenda o momento de seu cliente

n8

Nos últimos anos, com a situação econômica difícil que vivemos, todo mundo apertou o cinto e adiou planos. Agora, com a perspectiva de retomada dos negócios e dos empregos, os clientes estão, aos poucos, reaparecendo. Porém, estão mais exigentes e com menos dinheiro no bolso. Entender esta situação é fundamental para conquistá-los e fechar vendas. Portanto, apresente alternativas, aceite negociações e facilite o pagamento. E lembre-se: se você não fizer, alguém fará.

Ofereça variedade

n1

Frente a um cliente em dúvida, a melhor saída é apresentar opções que atraiam, surpreendam e conquistem. Uma forma de fazer isso é propor diversos padrões e acabamentos, mostrando diferentes texturas, cores, madeirados e combinações. Procure perceber o que mais agrada e permita que o cliente avalie com calma todas as possibilidades. Algumas pessoas acabam não fechando um negócio pois ficam inseguras ou não se encantam pelas alternativas apresentadas.

Invista em relacionamento

n9

O atendimento cordial, eficiente e rápido faz diferença. O cliente irá se lembrar de você em uma nova oportunidade e, eventualmente, recomendar seus serviços a pessoas do relacionamento dele. Portanto, é fundamental adotar ações simples, mas que tem um significado, como, por exemplo, ligar depois da instalação do móvel para saber se está tudo certo ou enviar uma mensagem em datas como aniversários e no final do ano.

Use bem as redes sociais

ft1

Atualmente, é nas redes sociais que as pessoas conversam, descobrem prestadores de serviços e procuram recomendações. Por isso, vale a pena marcar presença em redes como Facebook e Instagram, onde é possível publicar fotos de um projeto executado. E se você fizer isso, não se esqueça de pedir que o cliente que ficou satisfeito com aquele projeto faça um comentário positivo. Os amigos dele e outras pessoas irão ver que ele endossa seu trabalho, o que pode gerar mais negócios para você.


Dica: quer começar a usar as redes sociais mas não sabe como? Veja uma matéria que publicamos sobre o assunto clicando aqui.