Escolha a serra adequada para sua marcenaria

Confira nossas dicas e faça o melhor uso desta ferramenta de trabalho tão importante

7

Existe uma serra para cada tipo de material e de corte, assim como um tempo certo para trocá-la. Ignorar isso leva a um trabalho mal-acabado e, em vez de economia, gastos desnecessários. Você será obrigado a fazer um retrabalho, perdendo tempo e dinheiro.

Veja a seguir como obter o melhor desempenho da serra circular e otimizar as operações de corte na sua marcenaria.

Dica #1 – Dentes da serra

Para trabalhar com o MDF de Eucalipto da Duratex, material mais robusto e resistente, é indicado para o disco de serra o uso de dentes do tipo reto-trapezoidal e alternados. O diâmetro dos discos depende do tamanho do equipamento, sendo mais usual aqueles com diâmetro de 250 milímetros e 72 dentes, ou 300 milímetros e 96 dentes, que produzem cortes mais precisos.

Dica #2 – Altura certa

A altura da serra também é importante. Para o MDF de Eucalipto, ela deve estar a uma altura entre 10 e 15 milímetros acima do painel que está sendo cortado, o que proporciona a saída normal dos cavacos e evita a vibração do disco, conferindo melhor qualidade ao corte.

Dica #3 – Cuidando da serra

A camada de verniz que envolve a serra precisa ser removida periodicamente com thinner. Sem este cuidado, a ferramenta corre o risco de queimar ou trincar com o uso. Já as serras revestidas de teflon dispensam este cuidado e, justamente por isso, acabam tenho uma vida útil mais longa.

Dica #4 – Xô vibração!

Ao colocar a serra no eixo, não calce o disco pelo dente para apertar a porca, pois ela pode vibrar. A serra também vai vibrar e pode lascar a madeira se a bucha de redução tiver folga. Por último, verifique se a flange, o anel que segura o disco no eixo, ocupa 1/3 do raio do disco, para que a serra fique perfeitamente ajustada e não vibre.

Dica #5 – Atenção à serra e ao operador

Ao final do trabalho, não deixe a serra sobre a bancada de trabalho. Ela deve ser guardada na embalagem de proteção, cuidado indicado para sua conservação. E ainda mais importante que os cuidados com o equipamento são aqueles com o operador. Nunca deixe de usar óculos de proteção e máscara contra poeira ao usar a serra, colocando sempre, em primeiro lugar, a segurança de quem trabalha na marcenaria.

8


Fonte: Portal Moveleiro