Organização ajuda na produtividade e nas vendas

Siga nossas dicas e se surpreenda com os resultados.

1

Você sabia que o controle do estoque e a organização da marcenaria melhoram a produtividade e podem até impactar o sucesso das vendas? Saber o que você tem disponível no estoque faz diferença no momento de fechar um orçamento e combinar o prazo de entrega, e é certo que a execução dos serviços fica mais fácil se os materiais e equipamentos estão facilmente acessíveis.

Veja a seguir dicas simples para a organização da sua marcenaria que podem tornam o seu dia a dia mais eficiente.

Dica #1 – Atenção ao layout

Carpenters Working On Machines In Busy Woodworking Workshop

Pensar no layout da marcenaria e reformulá-lo, se necessário, pode trazer ganhos. Isso porque uma boa disposição dos equipamentos facilita o fluxo de produção e aumenta a produtividade. Lembre-se de que as ferramentas têm que estar sempre à mão. Considere também a quantidade de profissionais em sua marcenaria, todos têm que ter um espaço funcional para trabalhar.

Dica #2 – Controle de estoque

old joinery no people

Manter estoque significa dinheiro que já foi investido e que precisa ser bem gerenciado. O estoque de sua marcenaria deve ter de 70% a 80% de itens usados na maioria dos móveis (como cavilhas, corrediças, dobradiças, parafusos do tipo estrutural etc.), o que evita atrasos nas entregas e garante o orçamento inicial. Atenção: matéria-prima acumulada por mais de 30 dias pode afetar as finanças do seu negócio.

Dica #3 – Quando menos é mais

2

Todos sabem que os painéis de madeira são a principal matéria-prima da marcenaria e é preciso muito cuidado no armazenamento desses produtos. A armazenagem de painéis de MDF e MDP só vale a pena se eles têm giro rápido. Além disso, devem ser armazenados sempre alinhados, para evitar empenamento. Caso estejam em pallet sobre pallet, assegure-se de que os calços estejam perfeitamente alinhados.

Dica #4 – Manutenção em dia

Professionally dressed carpenter varnishing board

Equipamentos quebrados representam produção parada – por isso, invista na manutenção periódica. Manter os equipamentos em perfeito estado de funcionamento não é difícil. Fazer a limpeza diária (retirando resíduos) e as manutenções indicadas no manual do fabricante já são suficientes para o bom rendimento e eficiência e garantem maior produtividade, segurança e qualidade dos serviços.

Dica #5 – Use a tecnologia a seu favor

Man measuring a wooden plank

A tecnologia pode ser utilizada para melhorar qualquer processo, bem como para aumentar a produtividade das empresas. E a marcenaria não está fora dessa realidade, pois o  mercado oferece diversas facilidades que contribuem para a eficiência do trabalho do marceneiro. Serras modernas, projetadas para aproveitar melhor a matéria-prima e reduzir o descarte por cortes errados, e softwares que facilitam a realização de orçamentos de projetos são exemplos de avanços tecnológicos que podem trazer ganhos importantes para seus negócios.


Fontes: Habitus Brasil e Mill Indústria