Use a tecnologia para agregar valor aos móveis

Cada vez mais presente no dia a dia, a tecnologia também começa a ser incorporada ao mobiliário.

ikea_wireless_charge

Mesa de cabeceira da Ikea que tem um carregador sem fio embutido (Divulgação)

A tecnologia chegou aos móveis e pode até parecer coisa de filme de ficção científica, mas não é. No mercado global, a integração de recursos tecnológicos ao mobiliário vem se destacando e fazendo com que os móveis ganhem novas e surpreendentes funcionalidades.

Atualmente, já é possível encontrar projetos de cozinha, banheiro, salas, quartos e escritórios que permitem a integração de sistemas variados, como o acesso à internet e até recursos de áudio e entretenimento. E se antes a tecnologia incorporada aos móveis era restrita a um nicho de luxo, agora ela começa a se popularizar. Um indicador disso é uma linha da Ikea, gigante internacional do setor de móveis acessíveis, que carrega smartphones e tablets por wireless – ou seja, usando a tecnologia sem fio.

As possibilidades são infinitas nesse segmento e incluem até ideias curiosas, como cadeiras que prometem fortalecer músculos e queimar calorias. Para você que não quer ficar de fora dessa tendência, mas que acredita que tais inovações estão um pouco distantes de sua realidade, saiba que é possível incorporar algumas tecnologias de forma simples e ganhar um diferencial que pode fascinar e conquistar os clientes.

Que tal uma mesa de cabeceira que toca música?

img-icones2

Mesa de cabeceira em MaDeFibra BP Duratex, com elegante combinação do padrão Portofino, da linha Trama, com o Branco Diamante, da linha Cristallo

Nem todo mundo sabe, mas não é difícil integrar um sistema de áudio em móveis, eliminando a necessidade de ter aparelhos de som e outros componentes de forma aparente no ambiente, o que deve agradar aqueles que gostam de espaços minimalistas. Já existe no mercado um kit composto por receptor Bluetooth e alto-falante integrado que, instalado dentro de um recipiente compacto, faz com que diferentes superfícies, como painéis de madeira, vibrem. Assim, o móvel se transforma em um alto-falante, dispensando o uso de caixas de som externas – uma ótima ideia para cabeceiras de camas ou móveis de sala.

Deixe o celular sobre a mesa para carregá-lo

img-icones

Escritório com móveis em MaDeFibra BP Duratex, nos padrões Larnaca, da linha Cristallo, e Gianduia, da linha Trama

E se você tem um projeto de home office ou mesmo de um ambiente comercial em vista, que tal oferecer o carregamento sem fio para sofisticar seu projeto? Ele funciona através da transferência de energia que usa um campo eletromagnético. Ao entrar em contato com o aparelho, um fio enrolado magneticamente dentro da estação induz uma corrente para uma bobina do dispositivo, usada para carregar sua própria bateria. Você pode conquistar seu cliente com esta ideia, que tem algo de revolucionário e que acaba com a bagunça de cabos, tornando o ambiente mais agradável e organizado.

Os chamados móveis inteligentes trazem inovações que estão chegando para ficar. Aliando esses novos recursos a materiais de qualidade assegurada e que tenham certificação ambiental, você pode ter a certeza de que está produzindo não apenas móveis, e sim soluções para tornar a vida das pessoas mais simples e muito melhor.


Fontes: Revista ZapImoveis e sites B9, Casa Abril e Habitus Brasil