Portfólio de arquitetura: lavanderia em destaque

Em mostra de decoração, arquitetas comprovam que é possível criar uma área de serviço em que a funcionalidade anda de braços dados com a beleza

03Area de servico

Neste ambiente foram combinados três painéis em MDF da Duratex: Itapuã, linha Essencial Wood, o Carbono, da linha Trama, e o Branco Diamante, da linha Cristallo

A época em que as áreas sujeitas à umidade da casa eram “renegadas” na decoração ficou para trás. Hoje, esses ambientes – lavanderias, banheiros e lavabos – são tão importantes na decoração quanto os demais. Isso sem falar nas cozinhas, que acabaram por se tornar, em muitos casos, o centro da casa.

Tal mudança vem levando arquitetos e designers a criar projetos cada vez mais inovadores para as áreas úmidas, enfrentando o desafio de unir funcionalidade e praticidade a beleza e conforto. E para confirmar que é possível conseguir isso, as arquitetas Cristiani Mörschbächer e Karina Vescovi Lopes mostraram, na CasaCor Rio Grande do Sul, o ambiente Área de Serviço, projetado com um design inovador, que destaca os painéis de madeira utilizados.

05Area de servico

A leveza do padrão Itapuã se harmonizou perfeitamente ao sóbrio Carbono

Em apenas 12 m² a dupla de profissionais apostou em linhas retas e tons de cinza e branco para criar uma sensação de amplitude. Essas cores foram combinadas a elementos em MDF e pedra natural, além de detalhes em preto e chumbo – tudo mantendo o ambiente clean e moderno.

“O uso da madeira em áreas úmidas vem ganhando muito destaque na decoração desses ambientes. Utilizamos a madeira em quase todos os projetos de cozinha, áreas de serviços e lavabos, pois ela nos dá a possibilidade de criar com mais segurança”,  afirma Cristiani. E ela complementa: “O branco ainda é solicitado pelos clientes, mas deixou de ser a cor preferida para esses ambientes. Agora, os tons de madeira vêm predominando por inovar os ambientes”.

02Area de servico

Com os painéis da Duratex, as arquitetas criaram uma parede com ripas e nichos, que foram decorados com terrários

Para o projeto da Casa Cor RS, as arquitetas usaram painéis de MDF para revestir paredes e o teto, agregando muito requinte à área de serviço. Cristiani explica a opção: “Revestir as paredes tem sido uma alternativa que arquitetos ao redor do mundo vêm utilizando para obter mais conforto acústico e térmico. Em geral, a madeira proporciona uma estética mais agradável em qualquer decoração”.

Além disso, as arquitetas utilizaram o MDF do teto como nichos onde foram instaladas lâmpadas, uma alternativa interessante para criar luminosidade em pontos estratégicos do espaço. “Sempre que temos marcenaria em nossos projetos, utilizamos os produtos da Duratex, por se tratarem de materiais de alta qualidade e que temos muita confiança, sem contar que eles nos permitem usar a criatividade sem limites. Com os painéis da Duratex temos a garantia de um projeto lindo e cheio de benefícios aos clientes”, conclui Cristiani.

08Area de servico

O exclusivo acabamento em alto brilho do Branco Diamante da linha Cristallo contribui para aumentar a sensação de amplitude e de limpeza do ambiente


cristiani-mocc88rschbacc88cher-e-karina-vescovi-lopes_c2a92017_vinidallarosa_alta-8630

Cristiani Mörschbächer e Karina Vescovi Lopes se formaram juntas em Arquitetura e Urbanismo e são sócias no escritório A4 Arquitetura & Design, de Porto Alegre (RS).