Revestir com painéis de madeira é tendência

Duas designers experientes falam sobre como usam os painéis de madeira e o papel-chave dos marceneiros em seus projetos

Patrícia Pasquini - Cozinha Urbana - CASACOR 2017 - Baixa (2)

Cozinha assinada por Patrícia Pasquini na CASACOR SP 2017, que teve como destaque a parede principal revestida com painel de madeira

O revestimento com painéis de madeira é uma grande tendência na arquitetura e no design de interiores em todo o mundo, principalmente porque o material tem um toque acolhedor, ajuda na composição de cores e combina com qualquer ambiente. E além da versatilidade que proporciona, o uso de painéis de madeira aumenta o isolamento térmico e acústico, e ainda traz um pouco da natureza para dentro de casa.

Já há unanimidade em torno dos revestimentos em madeira, por vários motivos. A designer de interiores Patrícia Hagobian aposta na nobreza do material. “Como profissional, cada decorador busca imprimir no projeto a ‘cara’ do cliente. Mas a madeira é nobre e combina com todos os estilos”. Já Patrícia Pasquini, também designer, explica que, apesar de combinar com tudo, ela evita usar o material em exagero, preferindo utilizá-lo em uma peça maior: “Tenho usado muito em paredes e grandes painéis para home theaters”.

Ambas tiveram projetos em destaque na edição paulista da CASACOR 2017. Patrícia Pasquini projetou a Cozinha Urbana e usou um painel da linha Cristallo, da Duratex, com brilho.Por se tratar de uma cozinha, que pede revestimentos práticos e funcionais, optei pela madeira com brilho pela praticidade e manutenção. E mesmo com revestimentos frios, ao usar a madeira consegui dar um ar quente e aconchegante ao ambiente”.

Patrícia Pasquini - Cozinha Urbana - CASACOR 2017 - Baixa (1)

O painel escolhido para o revestimento da cozinha de Patrícia Pasquini foi o Álamo, da linha Cristallo Duratex, a única em MDF revestido com alto brilho do mercado 

E se numa cozinha os painéis de madeira tornam o espaço acolhedor, em uma sala essa característica do material fica ainda mais evidente. Tanto que o projeto Lounge dos Amigos, de Patrícia Hagobian, ganhou o Prêmio CASA 2017, na categoria “Meu Sonho de Sala”. No espaço foram usados painéis da Duratex: “Uso o material para revestir paredes de quartos, home theaters e livings porque o considero um luxo. A madeira é um produto que valoriza qualquer ambiente”.

Patrícia Hagobian - Lounge dos Amigos - CASACOR 2017 - Baixa (2)

O ambiente criado por Patrícia Hagobian ganhou vida com uma bela e sofisticada combinação de cinza e madeira natural

Importância dos marceneiros

As duas designers concordam que todos os envolvidos em um projeto são importantes para alcançar o resultado positivo na decoração, mas um profissional indispensável é o marceneiro. “Um bom marceneiro só agrega na execução do projeto, pois é ele que adapta e realiza o sonho do arquiteto. Não abro mão de ter um profissional de marcenaria em meus projetos”, garante Patrícia Hagobian.

Patrícia Hagobian - Lounge dos Amigos - CASACOR 2017 - Baixa (5)

Detalhe do móvel projetado por Patrícia Hagobian, que harmoniza o padrão Carvalho Hanover, da linha Design, e o Grafite, da linha Trama, ambos painéis em MaDeFibra BP da Duratex

Para Patrícia Pasquini, o amor pela marcenaria vem de muito tempo. “Eu comecei minha carreira estagiando em uma marcenaria. Com um bom profissional de marcenaria os designers ficam livres para projetar e principalmente ousar nas dimensões e acabamentos. Para o sucesso do meu trabalho o marceneiro é fundamental, não vivo sem!”, conclui.